Sedentarismo no idoso
Sedentarismo acelera envelhecimento
Adultos que praticam actividades físicas são biologicamente mais jovens
Levar uma vida sedentária pode acelerar o processo do envelhecimento. Esta é a conclusão de um estudo conduzido por investigadores do King’s College of London, Reino Unido, divulgado pela BBC. A equipa analisou 2401 gémeos, tendo observado que aqueles que eram mais activos durante o tempo de lazer eram também "biologicamente mais jovens" do que os que não se exercitavam.
Para realizar o estudo, que foi publicado na revista especializada “Archives of Internal Medicine”, os investigadores realizaram um questionário sobre o estilo de vida dos participantes e recolheram amostras de sangue de cada um, para analisarem os respectivos ADN. A equipa verificou que os telómeros – sequências de proteína encontradas nas extremidades do DNA – tinham um tamanho menor nos gémeos sedentários.
De acordo com os cientistas, os telómeros protegem as células. Contudo, à medida que as pessoas vão envelhecendo, eles vão naturalmente diminuindo de tamanho, deixando-as mais vulneráveis a danos e à morte. Ao examinar células sanguíneas do sistema imunológico, os cientistas verificaram que os telómeros perdem, em média, 21 dos seus componentes – os nucleotídeos – por ano. E concluíram que os telómeros dos mais sedentários tinham 200 nucleotídeos a menos, o que significa uma redução do seu comprimento.Os mais activos tinham telómeros de tamanho equivalente ao dos sedentários até dez anos mais jovens, apontou o estudo.
«Os resultados sugerem que os adultos que se envolvem em actividades físicas regularmente são biologicamente mais jovens do que os sedentários», afirmam os especialistas. Estes também sugerem que as pessoas sedentárias poderão estar mais vulneráveis a danos celulares por diversos factores, tais como o stress, que teria um impacto directo no tamanho dos telómeros. O exercício físico, afirmam, poderia ser uma boa arma no combate aos níveis de stress. «O estudo transmite uma mensagem, que poderia ser usada por médicos, para promoverem o efeito potencial dos exercícios físicos para retardar o envelhecimento», rematam.
Fonte: BBC
SSD
18 de Fevereiro de 2008